domingo, 28 de junho de 2009

Cerimônia á rainha anciã

Teu ventre calejado pariu somente duas irmãs

Mas a rainha das rainhas carregou no útero

Cinco vidas desdenhadas

Cinco irmãos de criação

Cujo sangue carrega teu cheiro e tua memória

Da infância lembro-me com saudação

Dos bolinhos de chuva nas tardes fluviais

Dos banquetes ao meio dia, servido as cinco bocas.

E da pequena mesa branca, quadrada e materna

Cujo está cabia nós cinco, e cabia ainda nossa fome cessada por ti.

As palavras de ensinamento não me esqueço

Embora nem todas tenho executado nos dias de euforia

Da cinta pouco me lembro, sei que esta me ensinou

O que meus ouvidos não queriam escutar

Mas guardo na lembrança com fervor,

Da força desta rainha

Que rangia os dentes, para guardar nossa paz

E mostrava a fúria para os predadores da rua

Não me esqueço de um dia em especial

A rainha disse,

“Levas este pedaço de pau, e se voltarem chorando

Por causa daquele moleque, bato eu.”

Muito herdei desta anfitriã

Herdei a coragem, a disciplina, a força, a teimosia

E na minha herança ainda veio a criatividade

Mas pouco herdei a fé estampada nos olhos delas

Fé gigante e inmetrável, que remove séculos e enfermidades

Admiro a sensibilidade e sabedoria

Que faz dela uma mulher plena e memorável

Sabia de conhecimentos do outro mundo não material

Existencial são os empecilhos que vós apareceu

Mas nunca a deteu, pois mulher forte e insolúvel

Miniminiza nos gestos os muros que as impedem

Maria, este nome de origem incerta

Que expressa rebelião ou amor

Foi nome histórico, religioso e fervoroso

Helena, de origem grega

Estampa nas letras, luz e sabedoria

No passado foi motivo de guerras

Foi deusa grega e foi ainda titulo de livros

Mas pra mim, só á a minha versão de significado

Mãe, mulher,corajosa,fervorosa e divina

Es os fonemas que estampam teu rosto

Na minha memória gasta e pouco ilusória

Parabéns minha rainha por permanecer lúcida por mais 365 dias

Pois motivos para a insanidade não lhes falta

A idade pode até lhe assombrar os joelhos

Mas tua criatividade te rejuvenesce

Te torna livre e indelével

Amo-te mulher

E te guardo nos versos, no peito e no sangue.

(Com amor e dedicação, do neto que reserva prosas de discussões

Para poder passar um pouco mais de tempo contigo)

Guilherme Radonni

Nenhum comentário:

Postar um comentário