segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Infância.

Metade de luz na carne

Metade de sombra na pele

Calor de fumaça

E eu me afogando no ralo

Tendo ataques epiléticos

Junto á uma barata, daquelas anti-bomba atômica

Que come as próprias antenas

Só para interditar a comunicação

Na casa antiga

Nenhuma criança brincando

Nenhum joelho ralado

Nenhum rabisco de giz na parede

O que era quintal, agora é um deserto

Rasgado com retrato de águas vazando no azulejo

Seco e sem cor

Feche os olhos grande publico

Sinta o laranja do sol

Queimando as retinas por baixo da pele

E veja a dilatação da realidade

Manchadas com tons de cores que eu não sei o nome

Equalizado com pedaços de velhas canções

Essa é a decoração da tal Senhora Nostalgia

A mesma senhora que me afunda no tanque

Quem ficar mais tempo em baixa da água

Ganha mais sobremesa na fotografia

Sobre a mesa, pólvora

Eis o doce do homem

Exposto, sem data e sem assinatura

Por que a idade levou o meu quintal?

Não tenho mais tamanho,

Para brincar com cata-vento de papel

Se não o vento me engole

Se não viro inseto se contorcendo no canto

E não sou barata, nem borboleta,

Nem sequer sou anti-bomba atômica

Sou só uma velha lembrança

Dançando no reflexo do quintal

Servindo de orquestra para a vizinha

Que me assisti pelo buraco do muro

O mesmo buraco por onde vi

Ela transando com o jardineiro

Acho que fui baleado naquele dia

E o revolver era a malicia tirando minha inocência

O que sobrou, virou cicatriz, sangue coagulado,

Que nem as rachaduras que ficaram no quintal.

Guilherme Radonni.

Um comentário:

  1. Já leu "A paixão segundo G.H."?
    É da Clarice Lispector. É ótimo, uma viagem.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir